Pretos velhos ou Pretos-velhos são entidades de umbanda,
espíritos que se apresentam em corpo fluídico de velhos africanos que viveram
nas senzalas, majoritariamente como escravos que morreram no tronco ou de
velhice, e que adoram contar as histórias do tempo do cativeiro. São divindades
purificadas de antigos escravos africanos. Sábios, ternos e pacientes, dão o
amor, a fé e a esperança aos "seus filhos".
O preto velho, na umbanda, está associado aos ancestrais
africanos, assim como o caboclo está associado aos índios e o baiano aos
imigrantes nordestinos.
São entidades que tiveram pela sua idade avançada, o poder e
o segredo de viver longamente através da sua sabedoria, apesar da rudeza do
cativeiro demonstram fé para suportar as amarguras da vida, consequentemente
são espíritos guias de elevada sabedoria geralmente ligados à Confraria da
Estrela Azulada dentro da Doutrina Umbandista do Tríplice Caminho (AUMBANDHAM -
alegria e pureza + fortaleza e atividade + sabedoria e humildade), trazendo
esperança e quietude aos anseios da consulência que os procuram para amenizar
suas dores, ligados à vibração de Omolu, são mandingueiros poderosos, com seu
olhar perscrutador sentado em seu banquinho, fumando seu cachimbo, benzendo com
seu ramo de arruda, rezando com seu terço e aspergindo sua água fluidificada,
demandam contra o baixo astral e suas baforadas são para limpeza e harmonização
das vibrações de seus médiuns e de consulentes. Muitas vezes se utilizam de
outros benzimentos, como os utilizados pelo Pai José de Angola, que se utiliza
de um preparado de "guiné" (pedaços de caule em infusão com cachaça)
que coloca nas mãos dos consulentes e solicita que os mesmos passem na testa e
nuca, enquanto fazem os seus pedidos mentalmente; utiliza-se também de vinho
moscatel, com o que constantemente brinda com seus "filhos" em nome
da vitória que está por vir.
São os mestres da sabedoria e da humildade. Através de suas
várias experiências, em inúmeras vidas, entenderam que somente o amor constrói
e une a todos, que a matéria nos permite existir e vivenciar fatos e sensações,
mas que a mesma não existe por si só, nós é que a criamos para estas
experiências, e que a realidade é o espírito. Com humildade, apesar de imensa
sabedoria, nos auxiliam nesta busca, com conselhos e vibrações de amor
incondicional. Também são mestres dos elementos da natureza, a qual utilizam em
seus benzimentos.
Os Pretos Velhos: Os espíritos da humildade, sabedoria e
paciência.
Os Pretos Velhos são entidades cultuadas pelas religiões
afro-brasileiras, em especial a Umbanda. Nos trabalhos espirituais desta
religião, os médiuns incorporam entidades que possuem níveis de evolução e
arquétipos próprios. Estas se dividem em três níveis:
As Crianças – chamadas beijada, são espíritos ditos mortos
quando ainda criança que representam a pureza, a inocência, daí sua
característica infantil.
Os Caboclos – onde se incluem os Boiadeiros, Caboclos e
Caboclas, representam a força, a coragem, portanto apresentam a forma do
adulto, do herói, do guerreiro, do índio ou soldado.
Os Pretos Velhos – incluem os Tios e Tias, Pais e Mães, Avôs
e Avós todos com a forma do idoso, do senhor de idade, do escravo. Sua forma
idosa representa a sabedoria, o conhecimento, a fé. A sua característica de
ex-escravo passa a simplicidade, a humildade, a benevolência e a crença no
“poder maior”, no Divino.
A grande maioria dos terreiros de Umbanda, assim também suas
entidades possuem a fé Cristã, ou seja, acreditam e cultuam Oxalá (no
sincretismo com o catolicismo Jesus). Entidades aqui tomada no sentido de
espíritos que auxiliam aos encarnados, o mesmo que guia de luz.
A característica desta linha seria o conselho, a orientação
aos consulentes devido a elevação espiritual de tais entidades, são como
psicólogos, receitam auxílios, remédios e tratamentos caseiros para os males do
corpo e da alma.
Os Pretos velhos seriam as entidades mais conhecidas
nacionalmente, mesmo por leigos que só ouviram falar destas religiões
afro-brasileiras. O Preto velho é lembrado também pelo instrumento que
normalmente utiliza, o cachimbo.
Os nomes de alguns Pretos Velhos comuns de que se tem
notícia são Pai João, Pai Joaquim de Angola, Pai José de Angola, Pai Francisco,
Vovó Maria Conga, Vovó Catarina. Pai Jacó, Pai Benedito, Pai Anastácio, Pai
Jorge, Pai Luís, Mãe Maria, Mãe Cambina, Mãe Sete Serras, Mãe Cristina, Mãe
Mariana, Maria Conga, Vovó Rita, Vovó Joana dentre outros.
Na Umbanda, os
Pretos velhos são homenageados no dia 13 de maio, data que foi assinada a Lei
Áurea, a abolição da escravatura no Brasil.
Os pontos servem para saudar a presença das entidades,
firmar sua força durante os trabalhos espirituais e envolver a todos presentes,
mas principalmente aos médiuns de incorporação, como uma harmonia a ajudá-los a
se desligarem para que esta ocorra.
A linha de Preto velho, na Umbanda, são entidades que se
apresentam estereotipados como anciãos negros conhecedores profundos da magia
Divina e manipulação de ervas, o qual aplicam frequentemente em sua atuação na
Umbanda, porém no Candomblé são considerados Eguns.
Crê-se que em referência à dor e aflição sofrida pelo povo
negro (período de trevas no território brasileiro), a linha de preto velho
reflete a humildade, a paciência e a perseverança característica da atuação da
linha nominada de Yorima, cujo apresenta-se de pés no chão, cachimbo de barro
bem rústico, quando não cigarro de palha, café, e um fio de contas de rosários
(Lágrima de Nossa Senhora) e cruzes, figas e patuás os quais utilizam
magisticamente em sua atuação astral.
Os pretos velhos apresentam-se com nomes de individualizam
sua atuação, do Congo, de Angola, evidenciando sua atuação propriamente dita e
procedência.
Em sua linha de atuação eles apresentam-se pelos seguintes
codinomes, conforme acontecia na época da escravidão, onde os negros eram
nominados de acordo com a região de onde vieram:
Congo_ Ex: (Pai Francisco do Congo), refere-se a pretos
velhos ativos na linha de Iansã;
Aruanda_ Ex: (Pai Francisco de Aruanda), refere-se a pretos
velhos ativos na linha de Oxalá. (OBS: Aruanda quer dizer céu);
D´Angola_ Ex: (Pai Francisco D´Angola), refere-se a pretos
velhos ativos na linha de Ogum;
Matas_ Ex: (Pai Francisco das Matas), refere-se a pretos velhos
ativos na linha de Oxóssi;
Calunga, Cemitério ou das Almas_ Ex: (Pai Francisco da
Calunga, Pai Francisco do Cemitério ou Pai Francisco das Almas), refere-se a
pretos velhos ativos na linha de Omolu/ Obaluayê;
Entre diversas outras nominações tais como: _Guiné,
Moçambique, da Serra, da Bahia, etc...
Muitos Pretos velhos podem apresentar-se como Tio, Tia, Pai,
Mãe, Vó ou Vô, porém todos são Pretos velhos. Na gira eles só comem o que for
feito de milho como por exemplo:
Bolo de milho, pamonha, cural e etc.
Adaptado de:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Preto_velho